<$BlogRSDURL$>

janeiro 26, 2004

Pitágoras  

Pitágoras nasceu no ano 580 a.C. na ilha grega de Samos, perto de Mileto e faleceu no ano 500 A.C. em Metapontum, Lucania. Pitágoras foi responsável por vários progressos nas áreas de Matemática, Astronomia e da Música.

Estudou sob a orientação de Tales de Mileto e, a conselho deste, em 560 a.C. fez várias viagens entre o Egipto e a Mesopotânia, onde estudou geometria com os sacerdotes deste país, cujo saber havia fascinado Tales e onde veio a ter contacto com o Método da " corda de 13 nós ". Em 529 a.C. Pitágoras emigrou, para Crotona, onde fundou a " Escola Pitagorica" , que teve vários seguidores, estes não tinham posses pessoais e eram vegetarianos.

Aprendiam directamente com Pitágoras e seguiam as regras e crenças, cuidadosamente. Tinham como regras e crenças as seguintes:

- A natureza é matemática, até ao seu mais fundo nível;

- A filosofia pode ser usada para purificação espiritual;

- A alma pode partilhar uma união com o divino;

- Alguns símbolos têm um significado místico;

- Todos os seguidores da ordem devem manter lealdade e segredo.



Em astronomia, Pitágoras foi um dos primeiros a afirmar que a terra e o universo eram de forma esférica. Foi adquirido por ele o sistema astronómico conhecido por "Pitagórico".

Na corrente filosófica professada por Pitágoras todos os pitagoricos eram fascinados pelos números, para eles todo o universo era regido por números e as suas relações, tinham como lema "tudo é número". Os pitagoricos começaram a atribuir qualidades muito curiosas aos números.

Para eles, os números pares, eram considerados femininos e os ímpares , com excepção do número 1, eram masculinos. O número 1 era o gerador de todos os outros números.

O número 5, era o símbolo do casamento, pois é a soma do primeiro número feminino, o 2, com o primeiro número masculino, o 3. O símbolo da escola Pitagorica era a estrela de 5 pontas.

Os pitagoricos levaram a extremos a sua adoração pelos números, baseando neles a sua filosofia e o modo de verem o mundo. Através de leis eternas do universo, os pitagoricos consideravam que havia quatro graus de sabedoria:

- Aritmética; - Astronomia; - Geometria; - Música.

Já desde muitos anos antigos, que a noção de potências aparece, para os pitagoricos as potências eram usadas em diferentes aplicações como por exemplo a potência física, potência eléctrica e a potência atómica. O seu significado implica sempre a ideia de intensidade, poder energia e força.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?