<$BlogRSDURL$>

abril 29, 2004

porquê iluminado 

Recebi um mensagem por correio electrónico, à qual vou responder aqui:

Caro Iluminado
li um comentário seu e dei uma olhadela rápida no seu blog
fiquei curioso quanto ao nome que utiliza
porque Iluminado?
iluminado de iluminista?
iluminado como estando fora da caverna de Platão?
É apenas uma curiosidade mas se quiser dispender um pouco do seu tempo a satisfazê-la, eu agradeço.

Hugo Garcia



Caro Hugo,

Obrigado pela sua cortesia e curiosidade.

Iluminado, luminoso, luminescente, são termos que me são caros, por diversas ordens de razão.

Como facilmente constatará, o Luminescências está ainda num estado incipiente.

Parte de um conjunto de simplicidades que constituem as minhas sensações, que gradualmente vou partilhando, à medida que me vou familiarizando com esta comunidade, com pessoas e ideias com as quais me identifico - na poesia, na pintura, na música, na filosofia, nas matemáticas, no pensamento político.
E nas brincadeiras.

Bebo dos pensadores do Século da Luzes, daí ter surgido o Luminescências.

Iluminado é uma forma despretensiosa de me se sentir próximo de Descartes, de Rousseau, Newton.
Não me importa a reflexão sobre a fronteira entre a ética e a moral.
Somos todos livres-pensadores.

Luminosidades pareceu-me um termo simpático de apelidar as pessoas - cujos textos ou impressões de algum modo possam constituir pontos de contacto ou mesmo servir de ponto de partida para a abordagem de outros ângulos, tendo por base um pouco da minha forma de estar e de pensar.

Isto não tem nada de subterrâneo, como decorre da segunda parte da sua pergunta.
Acredito à partida, que por detrás de cada página está alguém com luz interior que, por via de um texto ou um comentário, certamente vai iluminar o espaço aparentemente feito de sombras que é a blogosfera.

Saudações.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?