<$BlogRSDURL$>

abril 25, 2005

R.. Evoluções 



Em Novembro de 2001, Eduardo, aluno salesiano de catorze anos de idade, realizava o sonho de muitos portugueses: uma aventura em África.
Seria uma viagem sem regresso.

Angola, a quem João Paulo II havia dito em 1992 "Nunca mais serás chamada a Desamparada", continuava em guerra.
As Forças Armadas Angolanas estavam a poucos meses de liquidar Savimbi.

A Grande Reportagem desta semana publica um trabalho de Felícia Cabrita, com os detalhes da operação conduzida pelo coronel "Regresso", então oficial da Unita e agora integrado nas FAA, incumbido da missão de espalhar o terror em Luanda.

Eduardo, o pai e mais duas dúzias de pessoas foram mortos - alguns à catanada, esse sofisticado exercício da arte da guerra, muito comum na África que deixámos como herança às futuras gerações.
Estávamos então muito entretidos com a nossa Revolução para termos sequer a mínima noção do que deixávamos para trás!

"São coisas da guerra", diz o coronel responsável pela matança.

Coisas da guerra?!


Só muitos meses mais tarde, após inúmeras mentiras e corpos trocados, a mãe de Eduardo pôde finalmente retomar as conversas com o filho, depois de muitas orações na campa errada.

O coronel Regresso não pode responder por estes crimes, graças à amnistia para os crimes de guerra acordada entre o governo angolano e a Unita.

Na nossa democracia responderia, certamente.

Mas as democracias africanas que decorrem da nossa trilham caminhos diferentes...



"Vengeance is a lazy form of grief"


No filme A Intérprete, a sul-africana Silvia Broome( Nicole Kidman), cuja família foi morta acidentalmente, é intérprete na ONU.
A dada altura, tem um curioso diálogo com o agente do FBI encarregue de investigar uma conversa que ela diz ter ouvido sobre os planos para assassinar um ditator de um país africano, em plena Assembleia das Nações Unidas.

Quando alguém mata um familiar teu e é capturado, é atado e atirado ao rio; a família decide se o deixa afogar-se ou salvá-lo. Se o deixar afogar, a vingança consuma-se mas o luto permanece; se o salvar, a família liberta-se do desgosto.

Eu não levaria os Regressos, os Eduardos dos Santos e os Ninos Vieiras para o Campo Pequeno.
Mas levá-los-ia a um passeio pelo Rio Tejo!


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?