<$BlogRSDURL$>

fevereiro 13, 2008

O que o homem faz para conquistar uma mulher... faz bem! 

Hoje à tarde no Restaurante Terreiro do Paço, é apresentado o novo livro de Luís Machado "Um Homem na Cozinha - Seduções e Volúpias", com prefácio de Mário Cláudio e ilustrações de Francisco Simões. A edição é da Parceria A.M.Pereira.
A tertúlia decorre com música e poesia e termina com uma degustação de vinhos e petiscos.
Humm... este livro cheira-me...!


"este é um livro em que se incentiva os homens a cozinhar para mulheres"




Com "Um Homem na Cozinha - Seduções e Volúpias", o autor diz que gostaria que "a gastronomia sugerida contribuísse para atrair ao fogão aqueles que ainda imaginam a culinária como um território complexo e inacessível". Cada capítulo deste livro é antecedido por citações de escritores e poetas.
Por exemplo, as sopas surgem apresentadas com uma citação de Ruy Belo, os ovos são evocados num poema de Teresa Rita Lopes, as massa por uma das "Tisanas", de Ana Hatherly. As receitas, elas próprias, vêm identificadas com palavras que remetem para o universo cultural do autor.
Há "Bife Amarcord" (numa referência ao filme homónimo de Federico Fellini), há "Jardineira do desassossego (numa homenagem a Fernando Pessoa), só para citar alguns exemplos.
E porque o autor se preocupa com os neófitos da arte de cozinhar, encerra o livro com um conjunto de sugestões sobre o uso de ervas e especiarias, sobre o essencial a ter numa despensa e no frigorífico , sobre a arte de bem pôr uma mesa.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?