Sábado, Janeiro 22
Design District na Velha Lisboa de outras eras..
A zona ribeirinha de Lisboa prepara-se lentamente para a revolução urbanística, curiosamente de novo pela mão de um inglês, desta feita Norman Foster.
Na área abrangida estão o IADE, a ETIC e a Universidade Autónoma, na Rua D. Luis I, nas traseiras da Avenida 24 de Julho. Estou curioso em relação ao Plano de Pormenor, que contempla uma torre de 30 andares..!
Ontem, numa manhã fresca mas com uma luminosidade magnífica sobre o Tejo, aproveitei uma ida à Ribeira para sentir o pulsar da zona e a azáfama dos retalhistas, que teimosamene continuam a dar vida ao Mercado e às ruas adjacentes..
Vi então o anúncio de mais uma mostra de livros a preços de ocasião que começa hoje.
Paralelamente, aos domingos de manhã decorre uma feira sobre filatelia, numismática, alfarrabismo, medalhística, cartofilia e relojoaria.
Carpe Diem
Na área abrangida estão o IADE, a ETIC e a Universidade Autónoma, na Rua D. Luis I, nas traseiras da Avenida 24 de Julho. Estou curioso em relação ao Plano de Pormenor, que contempla uma torre de 30 andares..!
Ontem, numa manhã fresca mas com uma luminosidade magnífica sobre o Tejo, aproveitei uma ida à Ribeira para sentir o pulsar da zona e a azáfama dos retalhistas, que teimosamene continuam a dar vida ao Mercado e às ruas adjacentes..
Vi então o anúncio de mais uma mostra de livros a preços de ocasião que começa hoje.
Paralelamente, aos domingos de manhã decorre uma feira sobre filatelia, numismática, alfarrabismo, medalhística, cartofilia e relojoaria.
Carpe Diem
Sexta-feira, Janeiro 21
Não há nada como um bom boato para animar a campanha!
A Campanha da Robina sofreu um duro golpe, após três dos seus mais fervorosos apoiantes terem sido apanhados em flagrante!
Não é que estes rapazes, que até nem têm mau aspecto, são afinal vulgares ladrões?!
Robina, sei que deves estar a passar um mau momento..
Por isso, num gesto de altruismo..
Te ofereço a minha solidariedade!
Bem hajas!
Quinta-feira, Janeiro 20
God, Help Us!
Onde Estás, Senhor Deus.. que não Te vejo?!
Quarta-feira, Janeiro 19
Da vergonha na mulher
Detesto se a mulher é de demorar
Gosto daquela, que sôfrega permita
Consolar-se logo, a vergonha expedita
Entre sedenta e esquiva sempre a arfar.
Mudá-la deve o acto desde os fundos
Até à distorção! Os corpos em rodopio
Estejam nos homens e no mulherio
Longe as cabeças como em dois mundos.
Vergonha a mais para lançar mão à carne
Do homem, prazer demais para que desarme
Julgue-se a mulher pelo metro do prazer.
Boa demais, para sentir na espera
Sôfrega demais, para não tomar o que quisera
É-lhe permitido o tino perder.
Poema de Bertolt Brecht, gravura de Pablo Picasso
Terça-feira, Janeiro 18
A380 - O Choque Tecnológico!
Os chefes de Governo dos quatro países que patrocinam o projecto - Espanha, Inglaterra, Alemanha e França, apresentaram hoje ao mundo e em particular às treze companhias aéreas que apostaram neste avião, O Airbus A380!
Não é bem uma viagem.. é mais um cruzeiro.. mas sem passagem por Portugal!
Com autonomia para 16 horas de vôo, poderia efectuar uma ligação Lisboa-Dili.. sem escalas!
Mais do que a comodidade em viajar num paquete destes, a revolução tecnológica deste colosso é sem dúvida um marco para a Europa, que necessita elevar a sua auto-estima..
Depois de na semana passada a sonda europeia tocar o solo de Titã, os europeus mostram ao mundo que o Velho Continente está no século XXI, disposto a contrariar o pesadelo após o 11 de Setembro..
Clique nas imagens para ampliar
Ficha técnica:
Primeiro Voo - 4º Trimestre de 2004
Envergadura - 79,8 m
Comprimento - 73,0 m
Altura - 24,1 m
Raio de Acção - 15.100 Km
Peso (Vazio) - 275.013 Kg
Peso (Descolagem) - 548.000 Kg
Motores - 4 RollsRoyce Trent 900 ou Engine Alliance (GE/P&W) GP7200
Velocidade - 1.041 Km/h (562 Kts)
Tripulação - 2
Nº Passageiros - 555
Encomendados (2003) - 116
Não é bem uma viagem.. é mais um cruzeiro.. mas sem passagem por Portugal!
Com autonomia para 16 horas de vôo, poderia efectuar uma ligação Lisboa-Dili.. sem escalas!
Mais do que a comodidade em viajar num paquete destes, a revolução tecnológica deste colosso é sem dúvida um marco para a Europa, que necessita elevar a sua auto-estima..
Depois de na semana passada a sonda europeia tocar o solo de Titã, os europeus mostram ao mundo que o Velho Continente está no século XXI, disposto a contrariar o pesadelo após o 11 de Setembro..
Clique nas imagens para ampliar
Ficha técnica:
Primeiro Voo - 4º Trimestre de 2004
Envergadura - 79,8 m
Comprimento - 73,0 m
Altura - 24,1 m
Raio de Acção - 15.100 Km
Peso (Vazio) - 275.013 Kg
Peso (Descolagem) - 548.000 Kg
Motores - 4 RollsRoyce Trent 900 ou Engine Alliance (GE/P&W) GP7200
Velocidade - 1.041 Km/h (562 Kts)
Tripulação - 2
Nº Passageiros - 555
Encomendados (2003) - 116
Consequências da desastrada ambição do homem
Acto contínuo, a reflexão sobre o post anterior sugere-me esta ode:
Clique na imagem para ampliar
Epístola para Dédalo
Porque deste a teu filho asas de plumagem e cera
se o sol todo-poderoso no alto as desfaria?
Não me ouviu, de tão longe, porém pensei que disse:
todos os filhos são Ícaros que vão morrer no mar.
Depois regressam, pródigos, ao amor entre o sangue
dos que eram e dos que são agora, filhos dos filhos.
Fiama Hasse Pais Brandão, in Epístolas e Memorandos, 1996
O mito de Ícaro simboliza o trágico desengano dos nadadores do ar.
É uma grande odisseia enfrentar todas as consequências decorrentes do natural sentimento de paternidade!
Clique na imagem para ampliar
Epístola para Dédalo
Porque deste a teu filho asas de plumagem e cera
se o sol todo-poderoso no alto as desfaria?
Não me ouviu, de tão longe, porém pensei que disse:
todos os filhos são Ícaros que vão morrer no mar.
Depois regressam, pródigos, ao amor entre o sangue
dos que eram e dos que são agora, filhos dos filhos.
Fiama Hasse Pais Brandão, in Epístolas e Memorandos, 1996
O mito de Ícaro simboliza o trágico desengano dos nadadores do ar.
É uma grande odisseia enfrentar todas as consequências decorrentes do natural sentimento de paternidade!
Segunda-feira, Janeiro 17
Inseminação Artificial ou Adopção?
O Tema do DN de ontem é sintomático da ineficácia dos nossos legisladores:
No momento de registar o filho, Joana dirá que não se recorda do momento em que engravidou, não sabe ou que estava embriagada!
O ministério Público abrirá um inquérito, Joana pasará por devassa, a criança será registada em nome da mãe e o processo será arquivado.
Se deseja ter um filho, deverá ser obrigada a recorrer à adopção?
Isto acontece em Portugal, devido ao vazio legal existente sobre a matéria. Joana não tem possibilidade de escolha e vê-se empurrada para uma clínica em Barcelona, onde ninguém lhe pergunta se é casada ou onde vive..
Por outro lado, se Joana integrasse um projecto parental, a questão não se colocaria nestes termos.
Sendo solteira, ou lésbica, é eticamente aceitável que queira ter um filho?
Pode - e deve discutir-se a questão, mas o primado da vontade individual deve prevalecer. Isto para mim é um valor absoluto!
A ausência de legislação - e mais importante, a discussão sobre a matéria, resulta no paradoxo de Joana poder deslocar-se a um dos vários países europeus que permitem este tipo de fertilização.
Seria desejável que o dador fosse anónimo - parece-me a perspectiva mais coerente, que a produção de embriões fosse em número estritamente necessário à fertilização e em igual número para investigação.
No momento de registar o filho, Joana dirá que não se recorda do momento em que engravidou, não sabe ou que estava embriagada!
O ministério Público abrirá um inquérito, Joana pasará por devassa, a criança será registada em nome da mãe e o processo será arquivado.
Se deseja ter um filho, deverá ser obrigada a recorrer à adopção?
Isto acontece em Portugal, devido ao vazio legal existente sobre a matéria. Joana não tem possibilidade de escolha e vê-se empurrada para uma clínica em Barcelona, onde ninguém lhe pergunta se é casada ou onde vive..
Por outro lado, se Joana integrasse um projecto parental, a questão não se colocaria nestes termos.
Sendo solteira, ou lésbica, é eticamente aceitável que queira ter um filho?
Pode - e deve discutir-se a questão, mas o primado da vontade individual deve prevalecer. Isto para mim é um valor absoluto!
A ausência de legislação - e mais importante, a discussão sobre a matéria, resulta no paradoxo de Joana poder deslocar-se a um dos vários países europeus que permitem este tipo de fertilização.
Seria desejável que o dador fosse anónimo - parece-me a perspectiva mais coerente, que a produção de embriões fosse em número estritamente necessário à fertilização e em igual número para investigação.
Domingo, Janeiro 16
Carl Sagan seria hoje um homem feliz..
Após sete anos de viagem e 1200 milhões de quilómetros - qualquer coisa como dez vezes a distância da Terra ao Sol(!), o projecto resultante da colaboração entre a Nasa, que construiu a nave mãe Cassini, e a Agência Espacial Europeia, que construiu o módulo de entrada Huygens, oferece-nos o esplendor das primeiras imagens da superfície deste admirável mundo novo que é Titã!
Que pena a minha Nikon não captar imagens a esta distância...
A culpa é da atmosfera, muito densa, cujas brumas de metano(?) conferem ao céu o aspecto alaranjado que se observa na foto da esquerda.
A claridade do dia em Titã é semelhante a uma noite de luar na Terra, fruto da luminosidade de Saturno.
As suas órbitas duram 16 dias - a demonstração da teoria de Huygens (1629-1695), que Saturno, afinal, não tem orelhas!
Que enorme alegria para a comunidade científica, após duas décadas de planeamento desta missão!