Sábado, Abril 9

To be free like the wind 

House of Flying Daggers de Zhang Yimou, é muito mais do que uma história sobre um triângulo amoroso.

Estamos no ano 859 A.D.
Mei (Zhang Ziyi) é membro secreto dos Punhais Voadores - cujo líder foi morto pelos polícias da corrupta Dinastia Tang.
Jin (Takeshi Kaneshiro) e Leo (Andy Lau Tak Wah), ambos capitães da polícia, estão firmemente empenhados em anular o novo líder dos rebeldes.



A luminosa Zhang Ziyi desenha um esplendoroso quadro de ballet durante o Jogo do Eco, acompanhada pelo som dos tambores.





Mei, que actua no Pavilhão de Peony - um luxuoso bordel, é presa por suspeita de pertencer ao movimento rebelde.

Jin simula o salvamento de Mei e foge com ela, a caminho da Casa dos Punhais Voadores.



À medida que vai conquistando a sua confiança, Jin vai-se envolvendo com a bela e elegante Mei, num jogo de sedução a que não estamos habituados no cinema europeu, sem no entanto deixar de ser familiar.



Quando são atacados por uma patrulha que os persegue, contam com a inesperada ajuda de um misterioso protector, que segue Mei e a protege.
Jin percebe então que existe outro homem na vida de Mei. Inicia-se o triângulo amoroso.



São imagens excitantes, as perseguições pela floresta de bambú!



Num claro desafio às leis da natureza - tal como em O Tigre e o Dragão, os guerreiros voam por cima das árvores, identificados quase exclusivamente pelos silvos das lanças de bambú, como efeito musical do movimento.



O simbólico combate de morte, no meio de uma repentina tempestade de neve, entre os dois homens que lutam pelo amor dela é uma tragédia lírica, quase operática.
Como um combate de morte pode ser comovente!



O trabalho sobre a côr é magnífico, num exercício de fotografia de Zhao Xiaoding que capta muito bem as autênticas coreografias nas cenas de acção, bem como os tons outonais das paisagens. Muito bonito, este filme.


Sexta-feira, Abril 8

Mira Vos ou A Caixa de Rapé de Gregório XVI 

Os homens religiosos combatem a liberdade e os amigos da liberdade atacam a religião; espíritos nobres e generosos elogiam a escravatura e almas baixas e servis preconizam a independência; cidadãos honestos e esclarecidos são inimigos do progresso, enquanto homens sem patriotismo e sem costumes se tornam apóstolos da civilização e das Luzes! Será que todos os séculos se pareceram com o nosso? O homem teve sempre diante dos olhos, como tem nos nossos dias, um mundo onde a virtude não tem génio e o génio não tem honra; onde o amor da ordem se confunde com o gosto dos tiranos, e o culto sagrado da liberdade com o desprezo pelas leis humanas; onde nada parece proibido ou permitido, honesto ou desonroso, verdadeiro ou falso?

Alex de Tocqueville em A Democracia na América (1835) sobre a tensão no século XIX entre liberdade e religião




Michelangelo - Dying Slave, 1513


Sem papa, não há igreja;
Sem igreja, não há cristianismo;
Sem cristianismo, não há religião;
Sem religião, não há sociedade?

Fèlicité-Robert de Lamennais, padre francês do século XIX, filósofo, liberal e redactor da revista L`Avenir, que viria a ser proibida pelo Vaticano. Nela se defendia energicamente a separação entre a Igreja e o Estado.

L`Avenir é uma bela aventura do espírito, na qual se celebra a liberdade de consciência e de instrução – contra os monopólios, sejam da igreja ou do Estado, a liberdade das comunas, a liberdade de associação, contra o individualismo da Revolução e o egoísmo dos ricos. Denuncia a Concordata assinada por Napoleão e Pio VII:

Somos pagos por aqueles que nos olham como hipócratas ou imbecis e estão convencidos de que a nossa vida depende do dinheiro deles


Quarta-feira, Abril 6

Mãe D`Água das Amoreiras 

O Aqueduto das Águas Livres alimentou chafarizes e fontes em vários bairros da cidade de Lisboa.
Foi construído durante o reinado de D. João V e encontra-se associado de forma indelével à história do abastecimento de água à capital.
Os trabalhos foram orientados inicialmente pelo arquitecto italiano António Canevari (1732), mais tarde substituído pelos arquitectos José da Silva Pais, Manuel da Maia e Custódio José Vieira.
O Aqueduto inicia-se na nascente das Águas Livres, lugar conhecido pela Mãe d´Água Velha, em Caneças, e tem um comprimento de 19 km até chegar à Mãe d´Água das Amoreiras, em Lisboa.
Possui um total de 109 arcos, 35 dos quais sobre o Vale de Alcântara e que constituem a parte mais imponente do conjunto - o maior tem 65 m de altura e 29 de largura!


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Entre dois dos arco finais situa-se a Capela de Nossa Senhora de Monserrate - anterior à construção do Aqueduto; Possui também painéis de azulejos alusivos à entrada das águas livres na cidade.



O
Grande Arco das Amoreiras inicia a secção final de 10 arcos, que terminam na Casa da Água ou Mãe d´Água. Este troço foi construido entre 1745 e 1756 e comemora a chegada da água a Lisboa.







Imediatamente antes do Reservatório da Mãe d'Água das Amoreiras, datado de 1834 foram colocados estes três painéis de azulejos - alusivos ao tema água, entretanto retirados da Igreja de S. Lourenço de Carnide.


Posted by Hello


Domingo, Abril 3

il Buono, il brutto, il cattivo 



Sinopse do Filme Boavista-0, Sporting-4

Pedro Barbosa, O Bom - Uma noite mágica para o Capitão, aos olhos de todos menos do Jaime Pacheco, que não gosta de futebol.. quer dizer: não gosta de ver jogar bem!
Sá Pinto, O Mau - Consegue provavelmente um record mundial ao falhar 4 (sim, quatro) golos de baliza aberta num só jogo!
Só podia ficar irritado consigo próprio, em lugar de arranjar sarilhos no final da partida do Bessa.
Liedson, O Vilão - Começa a ficar gasta a frase "Liedson Resolve"..
Mas o que é que a gente há-de fazer?!
Este rapaz franzino e levezinho de botas cor-de-laranja(!) devia adoptar o cognome de O Cumpridor.
Liedson, O Cumpridor.
Soa bem!
E sabe melhor!


Paixão pela música eterna 



JOHANN SEBASTIAN BACH - Sacred Choral Works

Choir - The Monteverdi Choir
Orchestra - The English Baroque Soloists
Conductor - John Eliot Gardiner


Bach: Christmas Oratorio BWV 248
Soprano - Ruth Holton
Contralto - Anne Sofie von Otter
Tenor - Anthony Rolfe Johnson
Bass - Olaf Bär
Soprano - Nancy Argenta
Tenor - Blochwitz, Hans Peter
Soprano - Katie Pringle


Bach: St. Matthew Passion BWV 244
Soprano - Barbara Bonney
Contralto - Anne Sofie von Otter
Tenor Chance, Michael
Baritone - Andreas Schmidt
Bass - Cornelius Hauptmann
Soprano - Ann Monoyios
Tenor - Anthony Rolfe Johnson
Tenor - Howard Crook
Baritone - Olaf Bär


Bach: St. John Passion BWV 245
Soprano - Nancy Argenta
Contralto - Ruth Holton
Tenor - Anthony Rolfe Johnson
Countertenor - Michael Chance
Bass - Stephen Varcoe
Bass - Cornelius Hauptmann


Bach: Mass in B minor BWV 232
Soprano - Nancy Argenta
Tenor - Wynford Evans
Bass - Morgan Lloyd
Soprano - Jane Fairfield
Soprano - Jean Knibbs
Contralto - Patrick Collin
Contralto - Ashley Stafford
Tenor - Andrew Murgatroyd
Bass - Stephen Varcoe
Soprano - Mary Nichols
Tenor - Howard Milner


CD - DDD 469 769-2
9 Compact Discs
ARCHIV Produktion
Collectors Edition


Track List: CD 1 - CD 2 - CD 3 - CD 4 - CD 5 - CD 6 - CD 7 - CD 8 - CD 9


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