Sábado, Janeiro 29
Maurizio, o Espontâneo.. Pollini, o Expressivo..
Maurizio Pollini é um dos grandes pianistas do nosso tempo, a par de nomes como Vladimir Horowitz, Alfred Brendel, Emil Gilels, Sviatoslav Richter, Arthur Rubinstein e Claudio Arrau, o jovem Krystian Zimerman, Vladimir Ashkenazy, Glenn Gould, entre outros..
Hoje, para quem conseguiu bilhetes(!) dá um grande recital no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em que interpreta Chopin - Nocturnos e Sonata nº 2.
A superior visão, ao transpôr para o século XX com uma fidelidade transcendente nas suas interpretações, por exemplo das 32 Sonatas para Piano de Beethoven, fazem de Pollini - mais do que um intérprete, um virtuoso, no rigor com que toca as notas que Beethoven, Chopin e Schuman escreveram, e que iam para além do seu tempo e dos instrumentos que possuiam na altura.
Aprecio em particular as interpretações de
Beethoven:
Piano Sonata no.17 in D minor, op 31 no.2 The Tempest
Piano Sonata nº 21 in C major, op.53 Waldstein
Schuman
Fantasia in C major, op.17
Arabeske, op.18
E o magnifico Concerto for Piano and Orchestra in A minor, op.54
A única gravação que fez do Piano Concerto K.488 in A major de Mozart, com Karl Böhm e a Vienna Philharmonic em 1976, foi uma espécie de milagre, segundo Pollini.
Hoje, para quem conseguiu bilhetes(!) dá um grande recital no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em que interpreta Chopin - Nocturnos e Sonata nº 2.
A superior visão, ao transpôr para o século XX com uma fidelidade transcendente nas suas interpretações, por exemplo das 32 Sonatas para Piano de Beethoven, fazem de Pollini - mais do que um intérprete, um virtuoso, no rigor com que toca as notas que Beethoven, Chopin e Schuman escreveram, e que iam para além do seu tempo e dos instrumentos que possuiam na altura.
Aprecio em particular as interpretações de
Beethoven:
Piano Sonata no.17 in D minor, op 31 no.2 The Tempest
Piano Sonata nº 21 in C major, op.53 Waldstein
Schuman
Fantasia in C major, op.17
Arabeske, op.18
E o magnifico Concerto for Piano and Orchestra in A minor, op.54
A única gravação que fez do Piano Concerto K.488 in A major de Mozart, com Karl Böhm e a Vienna Philharmonic em 1976, foi uma espécie de milagre, segundo Pollini.
Quinta-feira, Janeiro 27
a minha relação com a água
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O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,Alberto Caeiro
Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia.
O Tejo tem grandes navios
E navega nele ainda,
Para aqueles que vêem em tudo o que lá não está,
A memória das naus.
O Tejo desce de Espanha
E o Tejo entra no mar em Portugal.
Toda a gente sabe isso.
Mas poucos sabem qual é o rio da minha aldeia
E para onde ele vai
E donde ele vem.
E por isso porque pertence a menos gente,
É mais livre e maior o rio da minha aldeia.
Pelo Tejo vai-se para o Mundo.
Para além do Tejo há a América
E a fortuna daqueles que a encontram.
Ninguém nunca pensou no que há para além
Do rio da minha aldeia.
O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
Cresci a olhar para o Tejo.
Brincava com ele.. divertia-me a atravessar o rio nos cacilheiros, para lá.. para cá..
Ia atrás do senhor Augusto, que vendia gelados num triciclo.. e pacientemente esperava que o dia lhe corresse bem para que viesse a recompensa.. o que eu gostava da baunilha!
Mas também tenho saudades do Côa, da ribeira seca no verão, onde os animais procuravam pequenos charcos para matar a sede..
Tomávamos banho com água pela cintura, no local onde há pouco tempo submergiram as famosas garrafas de vinho, cuja produção foi vendida para o estrangeiro.. enfim!
A infernal subida, debaixo de um sol abrasador até ao alto da ladeira, à entrada de Foz-Côa - lembro-me, fazia-nos descer novamente numa correria suicida a ver quem chegava primeiro à água..
Tinha a idade certa para essas brincadeiras.. mas hoje repeti-las-ia com prazer!
Quarta-feira, Janeiro 26
E tinhamos de ser nós a pagar as favas?!
Porque é que eles escolhem os piores momentos para jogar bem? E sempre contra nós?
Durante os 120 minutos de jogo - novamente em inferioridade numérica, e mais uma vez com um jogador mal expulso, o Sporting foi sempre superior.
Nos penalties, a estrelinha esteve do outro lado.. e acabam por ser justos vencedores.
Como diz o Pesudo, saimos mais fortes e de cabeça levantada.
Pela primeira vez esta época vi uma bela partida de futebol.
Duas Taças seguidas?
Agora é que vem aí a retoma!
However you go out, do it in style!
Fly me to the moon
Let me play among those stars
Let me see what spring is like
On jupiter and Mars
In other words, hold my hand
In other words, baby kiss me
Fill my heart with song
Let me sing for ever more
You are all I long for
All I worship and adore
In other words, please be true
In other words, I love you
Terça-feira, Janeiro 25
O brilho da arte de Bosch.. no declínio da Idade Média
"A glória a que aspiro é a de ter vivido tranquilo [...] sendo a filosofia incapaz de mostrar o caminho que conduz ao repouso da alma que a todos convém, que cada qual por seu lado o procure."
Michel Eyquem de Montaige - Ensaios
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Hieronymous Bosch
Triptico: The Temptation of St Anthony, c. 1500
Painel da esquerda - Vôo e Fracasso de Santo António
Painel central - Tentação de Santo António
Painel da direita - Santo António em Meditação
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
Paixão eterna pelos demónios, pelo castigo físico e pela tentação da carne
Os heróis espirituais de Bosch eram os santos que suportavam a tortura física e psicológica e contudo permaneciam firmes. Entre estes, o seu favorito era Santo António, o tema deste tríptico.
Os trípticos de Bosch mostram-nos um mundo de sonhos e pesadelos e dão-nos uma ideia das fobias dos homens da Idade Média.
As suas telas, carregadas de demónios, animais e pássaros bizarros, figuras meio homem meio bicho, cujas formas parecem brilhar e transformar-se perante os nossos olhos, revelam o lado mórbido das pestes, das guerras e do sobrenatural.
Do realismo das criaturas imaginárias releva a sua convicção absoluta de que elas existiam mesmo!
As imagens dos pesadelos parecem possuir um poder surrealista inexplicável!
Bosch era considerado um surrealista do século XV, apenas um inventor de monstros e quimeras e as suas pinturas como fantasias milagrosas e estranhas, causando uma impressão de horror em lugar de agradável.
A sua intenção não era dirigir-se ao consciente do observador mas, pelo contrário, transmitir-lhe uma certa verdade moral e espiritual, daí os seus quadros possuirem um significado preciso e premeditado.
Michel Eyquem de Montaige - Ensaios
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Hieronymous Bosch
Triptico: The Temptation of St Anthony, c. 1500
Painel da esquerda - Vôo e Fracasso de Santo António
Painel central - Tentação de Santo António
Painel da direita - Santo António em Meditação
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
Paixão eterna pelos demónios, pelo castigo físico e pela tentação da carne
Os heróis espirituais de Bosch eram os santos que suportavam a tortura física e psicológica e contudo permaneciam firmes. Entre estes, o seu favorito era Santo António, o tema deste tríptico.
Os trípticos de Bosch mostram-nos um mundo de sonhos e pesadelos e dão-nos uma ideia das fobias dos homens da Idade Média.
As suas telas, carregadas de demónios, animais e pássaros bizarros, figuras meio homem meio bicho, cujas formas parecem brilhar e transformar-se perante os nossos olhos, revelam o lado mórbido das pestes, das guerras e do sobrenatural.
Do realismo das criaturas imaginárias releva a sua convicção absoluta de que elas existiam mesmo!
As imagens dos pesadelos parecem possuir um poder surrealista inexplicável!
Bosch era considerado um surrealista do século XV, apenas um inventor de monstros e quimeras e as suas pinturas como fantasias milagrosas e estranhas, causando uma impressão de horror em lugar de agradável.
A sua intenção não era dirigir-se ao consciente do observador mas, pelo contrário, transmitir-lhe uma certa verdade moral e espiritual, daí os seus quadros possuirem um significado preciso e premeditado.
Segunda-feira, Janeiro 24
eu sei quem foi.. mas não digo!
clique nas imagens para ampliar
Terá sido o Professor que não quis a sua imagem ligada ao PSD.. e que queria deixar a sua marca nesta campanha?
Terá sido o emplastro?
Será a mesma empresa de marketing responsável pelas três candidaturas?
Terá sido o Carmona Rodrigues?
Domingo, Janeiro 23
vá lá a gente entender o futebol...!
O boavista.. que perdeu 4-0 com o benfica, que tinha perdido 2-1 com o sporting que perdeu escandalosamente por 3-2 com o nacional, que perdeu 2-0 com o boavista que tinha levado uma tareia de 6-1 do sporting que empatou 2-2 com o beira-mar que perdeu 3-0 com o boavista que já tinha ganho 1-0 ao nacional que ganhou 2-1 ao beira-mar que ganhou com justiça por 2-0 ao benfica que perdeu 1-0 com o porto que perdeu 1-0 com o beira-mar que perdeu 2-1 com o nacional que tinha perdido 2-1 com o benfica que perdeu 1-0 com o leiria que perdeu 3-0 com o boavista que ganhou 3-0 ao beira-mar que tinha perdido 3-2 com o benfica que tinha perdido 1-0 com o leiria que tinha empatado com o sporting e com o porto que tinha perdido com o boavista que está em primeiro - até ver, o sporting e o porto em terceiro, o benfica em quinto e os outros lá mais para baixo..
Há algum algoritmo para resolver isto?!
Há algum algoritmo para resolver isto?!
dúvida metódica
Depois de Eles perderem..
Quer dizer que Nós vamos pagar as favas..
"RIVAIS REENCONTRAM-SE NA TAÇA NO MESMO DIA DO ÚLTIMO EMBATE
Cinco anos depois...
Dia 26, Benfica e Sporting reencontram-se na Taça para discutir a passagem aos quartos-de-final. Exactamente cinco anos depois do último embate. No dia 26 de Janeiro de 2000, os leões eliminaram as águias nos 1/8 de final (a mesma eliminatória de agora) com uma vitória por 3-1.."
ou não?!
Quer dizer que Nós vamos pagar as favas..
"RIVAIS REENCONTRAM-SE NA TAÇA NO MESMO DIA DO ÚLTIMO EMBATE
Cinco anos depois...
Dia 26, Benfica e Sporting reencontram-se na Taça para discutir a passagem aos quartos-de-final. Exactamente cinco anos depois do último embate. No dia 26 de Janeiro de 2000, os leões eliminaram as águias nos 1/8 de final (a mesma eliminatória de agora) com uma vitória por 3-1.."
ou não?!